Atualmente com a cultura do imediatismo, onde o consumidor se depara com diversas opções no mercado, as empresas precisam se reinventar todos os dias para se diferenciarem das demais. Além de proporcionar uma experiência única ao cliente, é fundamental estar presente em todos os canais possíveis, fazendo com o que o cliente se identifique com a sua empresa. Interagir e estar à disposição do consumidor é primordial, e a maneira mais prática e fácil de realizar isso é através das redes sociais.
Separamos 10 dicas especiais para ajudar você a aprimorar o seu planejamento nas duas principais mídias sociais! Instagram e Facebook.
Confira:
Se você ainda não utiliza o Facebook nas suas estratégias de marketing, chegou a hora de revisar o seu planejamento. O Facebook é a plataforma líder de usuários no mundo todo, Além de ser a mais fácil de usar. As constantes atualizações na interface da plataforma permitem a viralização com mais facilidade.
Após criar a sua página, é essencial torná-la interessante ao público, com o objetivo de atrair seguidores que se relacionem com o perfil do seu cliente. Estabeleça conteúdos engajadores e agradáveis. É isso que conquistará fãs e consequentemente clientes para a sua revenda de gás. Seguindo as boas práticas da produção de conteúdo, o fundamental é: para cada dois posts de produtos e divulgação da marca, crie outros oito com intuito de apenas informar, interagir e entreter os seus seguidores. (Dicas sobre o seu produto e serviço, assuntos do momento, frases motivacionais , etc…
O Facebook também possibilita impulsionar suas publicações por meio de anúncios pagos, o que se torna um grande diferencial nas suas ações de marketing. As campanhas podem ser segmentadas por idioma, localidade, gênero, idade, interesses, e você também define quanto quer investir. Os anúncios pagos são grandes aliados para alcançar um novo público. Que tal trabalhar com anúncios pagos em um campanha promocional do seu produto? Você pode direcioná-los para regiões específicas e ainda oferecer um frete grátis na entrega. Demais, não?
Buffer: ideal para gerenciar mensagens e agendar postagens;
Canva: recomendada para criar imagens e designs personalizados.
Existem inúmeras plataformas e ferramentas gratuitas que podem contribuir com a gestão das suas redes sociais. Basta encontrar a que mais se adeque às suas necessidades.
Manter o seu perfil atualizado é fundamental, afinal, é o primeiro contato do usuário com a sua empresa. Além de usar o logo da sua empresa, descreva em poucas palavras o seu negócio e seus canais de contato na biografia. Uma forma de harmonizar ainda mais o seu perfil, é personalizar o seu avatar, relacionando-o com as datas comemorativas do mês e demais causas expressivas.
Manter constância e qualidade nas suas publicações é fundamental para conseguir mais seguidores. Pequenas ações como capturar imagens da sua equipe, em momentos descontraídos, são de grande valia. Apresente a sua empresa, tire fotos dos produtos, fale sobre curiosidades nos stories. São inúmeras as ações que podem ser realizadas, apenas com o uso de um smartphone. Um dos principais focos do Instagram é a interação.
Essa é a ferramenta da qual comentamos no tópico anterior. É através do Stories que o seu seguidor vai adentrar ao universo do seu negócio. Através dos stories você consegue aproximar ainda mais a sua revenda de gás do consumidor. Destaque os momentos que realmente representam a sua revenda de gás e marca, como mudanças no ambiente de trabalho, novidades nos serviços, produtos ou estratégias de venda.
Postgrain: agende seu posts com hora e data marcada. A versão gratuita possibilita até 8 postagens mensais
Aviary: usado na edição de imagens. Contém filtros e stickers;
Wisp Social: analise quais as hashtags mais utilizadas, e quais usuários e horários possuem maior engajamento.
Além de publicar é preciso analisar e mensurar o está gerando engajamento ou não, afinal, quanto mais assertividade nas suas estratégias, mais retorno você terá. Definir os seus objetivos nas redes sociais é a primeira coisa a se fazer para que sua análise seja bem-sucedida. Quando sabemos aonde queremos chegar com cada campanha e ação, se torna mais fácil mensurar os resultados e avaliar seu progresso com o passar do tempo.
Você já se deparou com alguns perfis que publicam apenas sobre o produto ou posts completamente iguais aos anteriores, sem algo que agregue realmente a vida do seguidor de alguma maneira? Os usuários costumam se chatear facilmente com essas empresas. O importante é planejar com antecedência. Não há regras milagrosas para obter sucesso nas mídias, mas publicar com sabedoria e planejamento é fundamental para alcançar os seus objetivos.