fbpx

Comercial

46 2604-0385 | 46 99129-7112 comercial@controlgas.com.br

Suporte

46 3025-6255 | 46 3225-0639 suporte@controlgas.com.br

Financeiro

46 3225-0414 | 46 99119-3462 financeiro@controlgas.com.br

05 mitos sobre o glp

por Marketing ControlGás 

O gás GLP nada mais é que o gás de cozinha que usamos todos os dias para prepararmos nossas refeições. Mas você sabia que o GLP é alvo de muitos mitos, principalmente quando o assunto é segurança? 

Apesar do GLP ser extremamente seguro para uso doméstico, ainda ouvimos muitas histórias de explosões, isso é fato. Mas os botijões de gás não explodem e por isso são indicados para serem usados em casa, caso contrário isso não seria possível.
Mas fica tranquilo! Você pode deixar tudo ainda mais seguro, basta ficar atento aos cuidados necessários na instalação.

Quer saber quais são os principais mitos do glp? Continue neste artigo.

1. Validade da mangueira

Muitas pessoas acreditam e espalham que a mangueira não tem validade, mas isso é um mito. A mangueira pode ser usada por um período de 5 anos, passado esse tempo ela deve ser trocada, assim os possíveis vazamentos são evitados.

2. Explosão de Botijão

O gás glp é altamente inflamável e quando ele entra em contato com calor ou eletricidade ele sofre combustão. O botijão não explode, mas o vazamento do gás em contato com esses elementos pode provocar explosões, por isso é alertado deixar o ambiente ventilado, desligar a chave de eletricidade e fechar a válvula do botijão para evitar estragos em casos de vazamento de gás.

3. O gás tem cheiro?

Acredite, o gás em seu estado puro não tem cheiro, mas ele é quimicamente odorizado com um aditivo chamado de mercaptano que dá o cheiro característico de gás de cozinha, para que em casos de vazamento seja facilmente identificado. O cheiro é uma medida de segurança, sem ele provavelmente não poderíamos identificar os vazamentos.

4. Fita de vedação para válvula de gás

Já ouviu falar sobre a fita de vedação para válvula de gás? Pois, fique longe disso, não utilize. Esse material é muito comentado, mas não possui nenhuma eficácia, além de não vedar ela pode danificar o encaixe do equipamento.

5. Qual gás é mais seguro? GLP ou natural?

Há muitos mitos falando que o gás natural é mais seguro, mas a realidade é que ambos são seguros, desde que todas as medidas de segurança sejam adotadas. Vale ressaltar que não contém nada comprovado sobre qual é mais seguro. E uma das vantagens em apostar no gás glp é o seu valor, ele é mais barato que o gás natural.

 

Fonte: Supergasbras