Você sabe o que é o QR Code? O QR Code é um tipo de etiqueta que pode ser aplicada tanto em materiais impressos como digitais, com o objetivo de direcionar o consumidor para alguma página ou conteúdo específico, através de uma URL.
Pouco explorado anteriormente, com a chegada da pandemia do coronavírus, trazendo junto consigo o distanciamento social e a prevenção ao tocar objetos e itens que possivelmente possam estar infectados com o vírus, o QR Code começa a ser visto como a ferramenta útil e funcional que é.
O que também contribuiu para que o QR Code ganhasse os holofotes novamente, foram as características de fácil acesso a páginas ou informações integradas ao código digital, através do uso de um smartphone.
Hoje, o uso do QR Code pode ser explorado de diversas maneiras, e está presente na maioria das estratégias de venda de fidelização.
Saiba mais sobre o QR Code e de que forma a ferramenta pode contribuir para o bom relacionamento e fidelização do cliente da sua revenda de gás.
QR Codes são etiquetas, a qual a estrutura pode se fazer uma alusão a códigos de barras, dando acesso a conteúdos e páginas por meio de sua leitura. Por outro lado, em vez de o leitor tradicional de códigos de barra, utiliza-se a câmera de um smartphone para realizar a leitura do QR Code.
Automaticamente após a leitura do código, o usuário é direcionado para o destino anexado, podendo ser dos mais diversos possíveis.
O recurso não é novo, mas um dos motivos da sua ascensão pode ser associado ao amplo acesso que os consumidores tiveram ao uso dos smartphones nos últimos anos e que se tornou cada vez mais usual.
A tecnologia do QR Code evoluiu muito ao longos dos anos, ao ponto de eliminar a necessidade de um aplicativo específico para a leitura do código, o que nos dias atuais pode ser feito diretamente por meio da câmera dos celulares (ainda assim existem inúmeros apps para a leitura, disponíveis gratuitamente).
O funcionamento da ferramenta é bem simples: todo QR Code tem um destino (URL) associado a ele. A leitura do QR Code vai direcionar para um link ou executará uma ação qualquer, como o envio de uma mensagem.
Todos os aprimoramentos tornaram a utilização ainda mais rápida. Um exemplo de utilização é o usa a ferramenta ao escanear o código presente em um produto que está em uma prateleira e, instantaneamente, ter acesso a todas as informações sobre ele em uma página integrada, por exemplo.
A aplicação do QR Code nas suas estratégias de venda e relacionamento, apresentam inúmeras vantagens, ainda mais no cenário em que estamos vivenciando com a pandemia do coronavírus.
Alguns pontos que podemos destacar:
As estratégias se encaixam bem com o QR Code, simplesmente porque é possível engajar o seu público com muito mais assertividade por conta do processo simplificado de usar a câmera do smartphone.
A seguir, veja as principais formas de usar o QR Code na sua revenda ou distribuidora de gás.
Um dos usos mais comuns é o direcionamento do usuário para uma página da web específica, relacionada a empresa, produto ou ao serviço. É fundamental que haja um contexto definido em antemão, para o direcionamento do QR Code, e que esse direcionamento faça total sentido para o consumidor quando ela realizar a leitura do código.
Um exemplo de má utilização do QR Code, é colocar o código em um material explanando sobre a empresa, e direcionar o consumidor para uma página sem o contexto devidamente explicado nesse material utilizado.
O fundamental é que haja um planejamento antecipado do uso do QR Code, para levar o usuário à página correta, gerando uma maior interação. Utilizado da forma correta, a estratégia terá mais assertividade, gerando mais conversões – seja uma venda ou oferta. De acordo com a estratégia utilizada.
Você também pode divulgar o app da sua empresa, caso tenha. Dessa forma, basta o usuário direcionar a câmera do celular para o código, para que ele seja direcionado ao destino.
Em relação a aplicação do QR Code, você tem diversas possibilidades, como:
A utilização do QR Code permite que você expanda ainda mais a experiência do consumidor com a sua empresa. Apresentar as informações dos produtos e serviços que a sua empresa comercializa através do QR Code é uma das vantagens que a ferramenta possibilita.
A prática estimula o engajamento, além da sua empresa estabelecer uma proposta de inovação para com o seu público. Por exemplo, no botijão de gás ou em algum item que a sua revenda de gás comercializa é possível colocar um QR Code que direciona a uma página com informações sobre a utilização, produção, e outros dados importantes.
Ou até mesmo, informações sobre a próxima troca de botijão de gás, previsionando a próxima venda e mantendo o cliente atento sobre a próxima compra.
Assim, indiretamente, o consumidor se sente mais integrado aos processos da sua empresa, facilitando na fidelização.
Que tal facilitar ainda mais o dia a dia dos seus clientes? Um QR Code pode ser aplicado para agilizar um possível contato que o consumidor necessite com a sua revenda de gás. Seja para solicitar um serviço ou produto, ou até mesmo para sanar uma dúvida.
O QR Code deve ser possibilitar o envio de uma mensagem para um dos canais que a sua empresa utiliza, seja um e-mail, um SMS ou WhatsApp, por exemplo.
A automação além de interessante, gera satisfação ao usuário, já que torna uma solicitação muito mais prática, agilizando os processos. O QR Code pode ser aplicado em seu site, em uma publicação nas suas redes sociais, na embalagem de um produto, entre outras possibilidades.
Uma das melhores formas de fidelizar um consumidor é enviando brindes e cupons de desconto, não é? E que tal incluir o QR Code nessa estratégia?
Além do mais, a estratégia pode ser realizada de modo que o código seja visualizado quando a embalagem for aberta pelo consumidor. Nessa estratégia, o que se estimula é o consumo recorrente, já que o benefício de desconto será concedido na próxima oportunidade. Que tal?
As plataformas são fáceis e intuitivas. Você consegue criar o seu QR Code em poucos minutos, depois é só planejar a estratégia correta e inovar!
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