Saiba como melhorar a experiência dos consumidores e fidelizar o cliente da sua revenda de gás

O que você faz depois que um cliente realiza a compra de um produto ou serviço da sua revenda? Você faz algum tipo de ação para fidelizá-lo? Quais as estratégias você usa para se relacionar e fidelizar o seu cliente? 

Só existe uma coisa mais importante que conquistar novos clientes, realizar a fidelização de quem já consome o seu serviço ou produto.

Na correria do dia a dia muitas coisas podem passar despercebidas, como uma ligação não atendida ou uma entrega atrasada. São vários os fatores que os consumidores encontram para buscar outro fornecedor. 

É importante estar atento a gestão da sua revenda de gás, já que muitas vezes o que precisa ser resolvido são pequenas falhas nos processos internos da sua empresa. Ações simples, podem resultar em um ganho imensurável para o seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas para ajudar no relacionamento e fidelização do cliente na sua revenda de gás: 

Alinhe os processos internos

Você sabe exatamente como funcionam os processos dentro da sua revenda de gás? Que tal rever alguns procedimentos e entender como a sua equipe realiza as tarefas diárias?

Chegam determinados períodos em que estamos tão presos e focados em uma rotina, que não nos damos contas que uma pequena falha interna pode ocasionar um buraco gigante nos processos gerais da gestão do seu negócio.

Equipe capacitada

A sua equipe é capacitada para realizar as tarefas que desempenham? Lembre-se que são eles que mantém o vínculo da empresa com o consumidor e estão na linha de frente do seu negócio. Ofertar treinamentos e manter um bom relacionamento por parte da empresa, torna-se extremamente necessário para que todos os colaboradores se sintam parte do negócio.

Uma maneira de manter a equipe em harmonia e atualizada em relação ao mercado, é realizar reuniões semanalmente, com o intuito de colher feedbacks e apresentar melhorias, além de explanar sobre vários insights que podem ser colocados em prática.

Entregue uma boa experiência

Quais canais você usa para se comunicar com o seu consumidor? Eles são efetivos? 

Muitos consumidores trocam de fornecedores por conta de uma má experiência com o atendimento da empresa. E convenhamos, um bom atendimento ao cliente deixou de ser um diferencial há muito tempo e virou algo explicitamente essencial.

O ponto é que algumas empresas ainda pecam muito com essa área, a qual podemos definir como o pilar central da sua empresa, deixando a desejar e prejudicando o relacionamento com os consumidores.

É extremamente importante que o cliente se sinta à vontade ao contatar a sua revenda de gás. O bom atendimento vai muito além de apenas ser receptivo ao telefone ou na hora de vender. Posteriormente, temos que trabalhar o pós-venda.

Um bom atendimento contempla desde o primeiro contato do consumidor com a sua empresa, até o último. Indiferentemente se é a primeira ou a décima vez que o cliente está contatando a sua empresa. Entregue uma boa experiência ao seu cliente em todas as oportunidades que tiver e não tenha dúvidas que ele voltará a contratar os serviços da sua revenda.

Além do mais, quando falamos em serviços de uma revenda de gás, muitas das vezes o contato (se não todas) com o cliente é direto, entrando e saindo de suas casas e empresas. 

Uma equipe capacitada saberá se portar e ter a postura correta para lidar com inúmeras situações que possam acontecer nesses momentos. Detalhes fazem toda a diferença no relacionamento com o cliente.

Aprenda qual é o perfil do seu cliente

Com o avanço das tecnologias e a saturação da internet, vivemos em um mundo totalmente diferente do que era há pouco tempo atrás. 

Vivemos em um mundo globalizado, onde recebemos a todo momento uma avalanche de informações e estamos sempre conectados com o digital, seja por smartphones, computadores ou tablets.

Desse modo, precisamos ser rápidos em compreender e responder às solicitações que partem dos consumidores, seja uma dúvida, uma solicitação, um requisito ou o que for. Tudo tem que ser feito com a maior agilidade possível, afinal, cada segundo conta.

Logística e entregas

Outro fator importante é em relação a logística de entregas.

Seus entregadores conhecem as rotas da sua cidade?

Uma rápida entrega conta muito na hora da fidelização. Pode parecer uma tarefa boba, mas realizar um estudo periódico sobre os bairros da sua cidade, é de grande valia, e pode ocasionar horas a mais de produtividade. Delimitar um perímetro de entrega, não englobando regiões mais distantes, fará com que você realize mais entregas ao longo do mês.

Através do sistema de gestão ControlGás, você conta com ferramentas como o CGMobile.

O aplicativo possibilita que a sua equipe de entregadores realize a emissão de notas fiscais (modelos 55 e 65) e boletos bancários, no ato da entrega, agilizando o processo de faturamento.

Após o entregador realizar a venda, através do CGMobile, o setor financeiro já terá a validação dela no sistema ControlGás. Ah, e também temos o Deliv, recurso que otimiza a comunicação entre os atendentes, motoristas e entregadores de forma rápida e prática. 

Mais entregas em menos tempo.

Cenário atual

Entender o cliente vai muito além de saber o seu nome e endereço. Estude quais canais de atendimento são mais assertivos e estão convertendo melhor e quais são as maiores dores em relação ao seu serviço e produto para com o seu cliente. Com as informações corretas, as próximas ações serão extremamente efetivas.

Outra ação importante e necessária, é a coleta de feedbacks de clientes em relação ao atendimento prestado pela sua equipe. A importância do valor que o cliente paga pelo produto ou serviço é mínima em relação a experiência de consumo entregue pela empresa.

E não esqueça de realizar mensalmente um benchmarking entre os demais concorrentes, descobrindo quais ações estão engajando os consumidores e clientes destes. 

Esteja presente no meio digital

Com a chegada da pandemia do COVID-19, a transformação digital que estamos vivendo se tornou imensurável. O comportamento de todos mudou e está se moldando diante de todo esse novo cenário, assim como hábitos e rotinas. 

O ‘’novo normal’’ ainda não tem definição, mas como todos estamos presenciando, ainda temos muito o que aprender sobre ‘’relações’’.

Muitos consumidores se depararam com um mundo digital novo, onde podem efetuar compras de forma online, através de plataformas e aplicativos, na comodidade de suas casas. Dessa forma, muitas marcas tiveram que migrar e focar suas estratégias no meio digital, afinal, é onde o seu público alvo está.

Para as revendas de gás, existe uma grande oportunidade de aproximação dos consumidores por parte das redes sociais. Com boas estratégias é possível que o seu negócio alcance uma parcela do público que ainda não conhece a sua empresa.

A possibilidade de estar em vários canais de comunicação ao mesmo tempo impulsiona ainda mais esse aproximação. Estar presente e próximo do seu público nas redes sociais possibilitará atender seu nicho, principalmente neste momento onde ocorre preferência por ações no meio online.

Por isso, se você ainda não possui um perfil comercial nas redes sociais, crie agora mesmo. 

Seja solicitando os serviços da sua empresa pelo direct do Instagram ou mandando uma mensagem pelo Facebook. Aposte em ações em diversos meios e não esqueça de mensurar quais canais estão performando melhor. 

Impulsione as suas vendas

O marketing digital possui inúmeras ferramentas que auxiliam no impulsionamento das suas estratégias. Com as suas redes sociais e página na web, se possuir, tendo um bom posicionamento, você pode criar e trabalhar com anúncios pagos de forma mais assertiva, direcionando os links para um canal de contato do seu negócio.

Invista em inovação

Já pensou contar com um sistema de gestão que lhe centraliza todas as informações em um só lugar? Invista em um software de gestão administrativo!

Além de oferecer inúmeras soluções, você terá uma vantagem gigante diante de seus concorrentes. Novas ferramentas e soluções podem fazer toda a diferença. É importante que antes de tudo você pense na experiência do seu consumidor.

Com o ControlGás, além de ter toda a gestão administrativa e financeira da sua revenda de gás, você conta com módulos que atuam diretamente no relacionamento e fidelização do seu cliente. Seja um relatório com as datas de aniversário para uma ação de marketing ou até mesmo a data da última vez que seu cliente comprou com você (conseguindo previsionar o contato).

Você sempre estará um passo à frente, tendo a possibilidade de tomar decisões mais assertivas. Com as informações corretas, todas as estratégias que forem executadas vão entregar um resultado incrível, e consequentemente, você terá inúmeras oportunidades de fidelizar o seu cliente.

Pense nisso!

Basta dar o primeiro passo. A ressignificação de processos e ações se tornou fundamental para se manter no mercado. Realizando algumas mudanças internas, em pouco tempo você perceberá uma mudança gigantesca. Seus clientes continuarão comprando o gás de cozinha com você e a sua empresa vai atrair novos clientes. E novos clientes, significa mais vendas!

Para mais conteúdos, continue acompanhando o nosso blog.

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