Mulher assinando contrato

O que é comodato e como você pode usar essa modalidade na fidelização dos seus clientes

O termo comodato aparece em contratos dos mais variados tipos, mas você sabe o que exatamente é o contrato de comodato, e como ele pode ser utilizado na sua revenda de gás?

Nesse artigo  vamos falar um pouco sobre essa modalidade regulamentada pelo Código Civil Brasileiro, que é muito comum nos mais variados segmentos.

Contrato de comodato: o que é e como usar na sua revenda de gás

Quando falamos em comodato, entendemos como um tipo de empréstimo sem custo, de bens que não podem ser substituídos. Com uma definição mais técnica, o comodato é reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como sendo o empréstimo de bens não fungíveis, ou seja, bens que não podem ser substituídos por outros igual em valor ou quantidade.

Por exemplo, quando você dispõe de um imóvel para alguém usufruir de forma gratuita, você está fornecendo-o em comodato. 

Para que o acordo entre ambas as partes seja válido, é necessário que seja estabelecido uma data de devolução do bem – mesmo que a data seja indeterminada.  

No caso de um comodato, a única obrigação de quem recebeu o bem é devolvê-lo, dentro do prazo acordado, nas mesmas condições em que o recebeu.

Fidelização do cliente

No ramo do gás isso é muito comum, e o comodato se torna uma ferramenta poderosa na hora de fidelização dos clientes. Onde a empresa de gás GLP (Gás liquefeito de Petróleo) efetua a venda e comodata o casco por um período determinado ou indeterminado.

Por meio do contrato o cliente fica restrito enquanto estiver em posse deste benefício, a comprar gás somente distribuidora que o fez o empréstimo, com pena de multa por quebra de contrato. Ambos saem ganhando no final. O cliente, onde realiza o reabastecimento de gás com desconto e a revenda de gás, na fidelização.

Modelos gratuitos de contrato

Estamos disponibilizando dois modelos de contrato para que você possa documentar e formalizar seus comodatos, trazendo maior segurança à sua empresa. Um modelo para ser usado em comodatos para revendas e outro para consumidor final.

Clique nos botões abaixo e baixe nossos modelos de contrato de comodato.

Integrado ao ControlGás

Para quem já utiliza nosso sistema, o contrato pode ser emitido facilmente no momento em que o comodato é lançado, com os dados previamente cadastrados, seja da empresa ou do cliente.

Além disso você consegue ter maior controle dos comodatos que são realizados e estão ativos, permitindo uma melhor gestão dos seus produtos dentro e fora da empresa. 

Mais informações 

O comodato está previsto no Código Civil Brasileiro e segue os ditames da Lei 10.406/2002, nos artigos 579 a 585. Segundo uma disposição do Supremo Tribunal Federal, prevista na súmula 573, a saída física de máquinas, utensílios e implementos a título de comodato não constitui fato gerador de imposto sobre a circulação das mercadorias.

Fale conosco:
comercial@controlgas.com.br
(46) 2604-0385
(46) 99129-7112