5 dicas para abrir uma revenda de gás

Você andou pesquisando e está querendo saber mais sobre o mercado de gás GLP? Abaixo, temos 05 dicas que você precisa saber antes de começar a empreender. 

Uma revenda de gás GLP é um negócio que pode ser estruturado para o pequeno, o médio e o grande empreendedor. Tudo depende do tamanho do depósito que o gestor almeja. 

Empreender no mercado GLP parece simples, mas não é. Por mais que seja um negócio de liquidez rápido e com um bom retorno a médio e longo prazo, o empreendedor precisa se dedicar totalmente a gestão do seu negócio, para colher bons frutos no futuro.

São várias as situações que compõem todo o processo de abertura da revenda, como definição do ponto, trâmites junto ao município, corpo de bombeiros e Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a obtenção do alvará de funcionamento, etc. Sendo um trabalho contínuo de desenvolvimento para prosperar. Ou seja, você precisa pesquisar e estudar muito sobre o mercado para que o seu negócio possa decolar.

Em um mercado com alta concorrência, que é o caso do gás GLP, para ser bem-sucedido é essencial ter um projeto bem estruturado para que a sua revenda de gás possa lucrar e crescer oferecendo o melhor atendimento aos consumidores.

Quem pensa em começar a empreender com uma revenda de gás precisa estar atento a todas as dicas para evitar prejuízos e maiores frustrações.

Mas com um planejamento completo e as estratégias corretas, você poderá começar a faturar com a sua revenda de gás em pouco tempo e fazer do seu empreendimento um sucesso!

Continue lendo e confira 5 dicas de como abrir uma revenda de gás e estar preparado para ter o seu próprio negócio.

1 – Planejamento é a palavra-chave

Tomada a decisão de abrir uma revenda de gás, é chegado o momento de começar o planejamento, que é fundamental para um empreendimento de sucesso. Como? Em um primeiro momento, é essencial estruturar o projeto de acordo com os principais tópicos a serem discutidos, por exemplo: 

  • Quais equipamentos vão ser necessários para que a sua revenda de gás possa executar os serviços da melhor forma possível?
  • Quantos veículos, por consequência, são necessários?
  • Qual será o tamanho do depósito? E a classe da sua revenda de gás?
  • Sua revenda de gás contará com convênios com demais empresas?
  • Qual será a forma de comercialização dos meus produtos?
  • Qual distribuidora de gás será a minha fornecedora?

Essas são algumas das principais perguntas a serem respondidas, pois a partir delas você conseguirá delimitar o projeto como um todo, e também realizar um planejamento assertivo para a abertura da sua revenda de gás. 

É extremamente pertinente alinhar todas as ideias em antemão para conseguir criar um planejamento coeso e assertivo. Afinal, quanto mais assertivo for o planejamento, maiores serão os resultados.

No planejamento deverá constar todas as informações e o que é necessário para abrir sua revenda de gás e mantê-la funcionando. 

Em um primeiro momento, organize todas as informações que envolvam a abertura da sua revenda de gás em uma planilha, no caso, todo o investimento financeiro que será necessário: 

  • Quanto custará a locação do local do depósito, para reformar e decorar o local;
  • Qual será o custo da compra dos equipamentos que serão utilizados na revenda;
  • Investimentos em marketing para a sua revenda de gás: seja a contratação de um profissional na área ou até mesmo, o investimento em materiais de divulgação;
  • Qual será o tamanho da equipe que estará atuando na revenda de gás e quanto receberão pelo trabalho realizado.

É importante já encaixar no orçamento inicial uma quantia de capital que seja suficiente para a revenda de gás se manter durante alguns meses, enquanto a sua empresa ainda for nova e estiver começando no mercado de gás GLP, afinal, estará em contato com os seus primeiros clientes.

As métricas e informações são importantes desde a abertura da sua revenda de gás, pois os dados serão responsáveis para gerenciar e moldar os valores dos produtos e serviços, que ao final será o principal para manter a sua revenda de gás sempre lucrando. 

Também existe a possibilidade de você estar construindo o projeto em sociedade, o que alivia uma parte das finanças e também da gestão do negócio, porém, isso deve constar detalhadamente no planejamento, independente de quantos forem os sócios.

Por esses motivos, contar com um planejamento completo e uma estruturação eficiente do projeto possibilita a sua revenda de gás seja aberta com o necessário para ter ainda mais sucesso nessa etapa inicial e de crescimento.

2 – Escolha um bom lugar para abrir a sua revenda de gás

Muitos empreendedores não dão a importância necessária para o local de escolha da empresa, o que é um erro. A escolha do local da sua revenda de gás será primordial para o seu sucesso, além de ter uma grande influência no crescimento do futuro negócio.

Não se esqueça que o local da revenda de gás precisa ser acessível para você e para seus clientes, isto é, fácil de se chegar por qualquer meio de transporte, independente se as vendas tendem a acontecer em maior volume por delivery.

Por isso, uma pesquisa de mercado visando encontrar os melhores pontos da cidade para abrir uma revenda de gás é fundamental. É importante constatar também se existem outras empresas e distribuidoras de gás GLP em locais próximos.

Imagine que a sua revenda de gás esteja localizada em um bairro afastado dos demais, e a maioria das suas vendas concentram-se do outro lado da cidade. O que isso significa? Muita coisa. 

Por exemplo, você gastará mais com a gasolina dos veículos que levarão o gás até o consumidor e o seu entregador levará mais tempo até chegar ao cliente, o que consequentemente fará com que ele fique mais tempo ausente e outra venda por surgir nesse meio tempo. Agora, imagine o quanto de despesa poderia ser evitado ao final do mês. 

Resumindo, o local da sua revenda é primordial. O que você menos deseja no início do seu empreendimento são atrasos e clientes insatisfeitos. Pense nisso!

3 – Conheça o seu público 

Conhecer o público da região em que a sua revenda de gás vai atuar é muito importante, afinal, são eles quem fazem com o que sua revenda se desenvolva e tenha sucesso.

Por isso, saiba para quem você vai vender, buscando sempre estruturar as principais características do público-alvo da sua revenda de gás. O foco será na região Sul ou Norte da cidade? E qual será a classe econômica? Será realizado o atendimento em todos os imóveis? Casas, condomínios, apartamentos? 

Definir o máximo de características será fundamental até mesmo para escolher o local mais adequado para a sua revenda de gás, bem como o quanto poderá cobrar pelos produtos e serviços. Ter conhecimento do seu público também ajudará na contratação dos profissionais que estarão na sua equipe. 

Determinar com maior assertividade o público-alvo vai contribuir diretamente (e muito) no desenvolvimento das estratégias de marketing e vendas. Desse modo, é importante analisar com cautela o público que deseja ser impactado.

4 – Conte com uma distribuidora parceira 

Contar com uma empresa de distribuição de gás como aliada também é fundamental para o crescimento da sua revenda de gás e neste caso, são inúmeras as distribuidoras a disposição no mercado. Como a Ultragaz, Supergasbras e Liquigás, que estão entre as três mais populares distribuidoras do Brasil. 

É necessário realizar uma pesquisa sobre todas as empresas e verificar qual estará disposta a contribuir mais. Além disso, trabalhar com a revenda de gás GLP exige segurança redobrada.

Checar e entender a legislação municipal sobre quais são as especificidades desse segmento se faz necessário, e nesse contexto, a franqueadora pode prestar um grande apoio ao seu negócio, afinal, a empresa já conhece a fundo o segmento e possui a experiência necessário no ramo, o que contribui e facilita o processo de implantação da sua revenda de gás.

O indicado também é buscar uma empresa que ofereça apoio na área de comunicação e mídias sociais, consultorias e treinamentos, manuais de operação e demais diferenciais que fazer toda a diferença no dia a dia do seu negócio. 

Ao pesquisar, questione as franqueadores se existem treinamentos disponíveis ou práticas que contribuem com os gestores afiliados. Como visitas frequentes, materiais de apoio e de divulgação, condições especiais, etc. 

Além de investir na divulgação local, com estratégias de marketing e de vendas para sua região, vale pesquisar por franquias e distribuidoras que ofereçam suporte em publicidade aos parceiros da rede.

Contar com um aliado que seja o seu parceiro no dia a dia, é fundamental!

5 – Utilize um software de gestão na sua revenda de gás

Por fim, mas não menos importante, uma dica valiosa para quem está começando a empreender no mercado de gás GLP: utilizar um software de gestão na sua revenda de gás!

Contar com ferramentas que vão otimizar as tarefas do dia a dia da revenda de gás, é a garantia que a rotina seja facilitada, sobretudo para gestores de primeira viagem e que estão começando no empreendedorismo. 

Com um software de gestão administrativo a sua revenda de gás terá a disposição inúmeras ferramentas e recursos, como os módulos de gestão financeira, gestão de estoque, gestão comercial e APPs para entregadores realizarem a emissão da nota fiscal no momento da entrega. 

O sistema de gestão vai garantir a organização de todas as informações e facilitar o contato com os seus clientes. A gestão financeira e a gestão do estoque também não serão difíceis com um sistema que tenha ferramentas para ajudar na gestão deste setor.

Sobre o Sistema ControlGás

O ControlGás é o sistema de gestão para revendas de gás, mais completo do mercado. 

Possui planos acessíveis que oferecem soluções integradas para todas as áreas do seu negócio: comercial, estoque, financeiro, logística, atendimento ao cliente (CRM), além de serviços integrados com o celular do entregador para emissão de pedidos e Notas Fiscais.

Para saber mais sobre tudo o que um sistema de gestão pode fazer pela sua revenda de gás, entre em contato:

Telefone: (46) 2604-0385
WhatsApp: (46) 99129-7112
E-mail: comercial@controlgas.com.br
Site: www.controlgas.com.br

Coloque o seu melhor e-mail
e receba todas as novidades: