10 dicas para a sua revenda de gás vender mais usando o Facebook e o Instagram

Ao longo dos anos o processo de vendas sofreu inúmeras transformações devido ao avanço da tecnologia. Hoje, com a cultura do imediatismo, onde o consumidor se depara com diversas opções no mercado, as empresas precisam se reinventar todos os dias para se diferenciarem das demais.

Logo, além de proporcionar uma experiência única ao cliente, é fundamental estar presente em todos os canais possíveis (que se adequem ao perfil do seu cliente), analisando estratégias no online e offline, fazendo com o que o cliente se identifique com a sua empresa. 

Interagir e estar à disposição do consumidor é primordial, e a maneira mais prática e fácil de realizar isso é através das redes sociais. 

A sua revenda de gás está desempenhando uma abordagem coerente no meio digital?

Separamos 10 dicas especiais para ajudar você a aprimorar o seu planejamento nas duas principais mídias sociais! Instagram e Facebook.

Confira:

1. Crie uma fan page da sua revenda de gás

Se você ainda não utiliza o Facebook nas suas estratégias de marketing, chegou a hora de revisar o seu planejamento. O Facebook é a plataforma líder de usuários no mundo todo.

Além de ser a mais fácil de usar, afinal, basta rolar o seu feed, curtir, comentar e compartilhar as publicações dos usuários da sua rede. As constantes atualizações na interface da plataforma permitem a viralização com mais facilidade.

2. Compartilhe conteúdos de qualidade

Após criar a sua página, é essencial torná-la interessante ao público, com o objetivo de atrair seguidores que se relacionem com o perfil do seu cliente.

Estabeleça conteúdos engajadores e agradáveis. É isso que conquistará fãs e consequentemente clientes para a sua revenda de gás.

Seguindo as boas práticas da produção de conteúdo, o fundamental é: para cada dois posts de produtos e divulgação da marca, crie outros oito com intuito de apenas informar, interagir e entreter os seus seguidores.

Dicas sobre o seu produto e serviço, assuntos do momento, frases motivacionais ( principalmente às segundas-feiras), publicações sobre datas comemorativas. Ao longo das semanas, você já terá as informações do que gera mais engajamento e interação e poderá intensificar ainda mais algumas ações de sucesso.

3. Invista no Facebook Ads

O Facebook também possibilita impulsionar suas publicações por meio de anúncios pagos, o que se torna um grande diferencial nas suas ações de marketing.

As campanhas podem ser segmentadas por idioma, localidade, gênero, idade, interesses, e você também define quanto quer investir.

No início o indicado é trabalhar com um orçamento reduzido e que caiba no seu bolso. Após se habituar com a ferramenta, você conseguirá visualizar com mais facilidade as métricas, e gerenciar de forma mais assertiva as campanhas em andamento.

Os anúncios pagos são grandes aliados para alcançar um novo público. Veiculando produtos, conteúdos e, principalmente, direcionando novos usuários para os canais de contato selecionados. Seja o seu site, e-mail, telefone para contato ou até mesmo uma nova conversa no WhatsApp.

Que tal trabalhar com anúncios pagos em um campanha promocional do seu produto? Você pode direcioná-los para regiões específicas e ainda oferecer um frete grátis na entrega.

Demais, não?

4. Ferramentas gratuitas para o Facebook

Buffer: ideal para gerenciar mensagens e agendar postagens;

Canva: recomendada para criar imagens e designs personalizados.

Existem inúmeras plataformas e ferramentas gratuitas que podem contribuir com a gestão das suas redes sociais. Basta encontrar a que mais se adeque às suas necessidades.

Instagram

5. Mantenha o seu perfil atualizado

Manter o seu perfil atualizado é fundamental, afinal, é o primeiro contato do usuário com a sua empresa.

Além de usar o logo da sua empresa, para a identificação, descreva em poucas palavras o seu negócio e seus canais de contato na biografia. Seja objetivo nas informações. Assim, você facilitará a experiência e acesso aos seus seguidores.

Uma forma de harmonizar ainda mais o seu perfil, é personalizar o seu avatar, relacionando-o com as datas comemorativas do mês e demais causas expressivas.

Lembre-se: o posicionamento da sua marca deve ser trabalhado com cautela, afinal, inúmeros usuários visualizarão o seu perfil ao longo do dia.

6. Mantenha constância e qualidade nas publicações

Manter constância e qualidade nas suas publicações é fundamental para conseguir mais seguidores, além de produzir conteúdo relevante para os usuários que já seguem o seu perfil.

Pequenas ações como capturar imagens da sua equipe, em momentos descontraídos, são de grande valia. Apresente a sua empresa, tire fotos dos produtos, fale sobre curiosidades nos stories. São inúmeras as ações que podem ser realizadas, apenas com o uso de um smartphone.

Transmita boas energias! Um dos principais focos do Instagram é a interação. Com ele, você vai despertar o desejo no consumidor e fazê-lo crer que a sua revenda de gás proporcionará uma experiência melhor que as demais concorrentes.

Ah, e não deixe de usar as hashtags. Elas são palavras-chave que vão direcionar as suas publicações para um determinado público (marcadores de conteúdo), indicando um contexto pré-estabelecido.

7. Faça bom uso do Stories

Essa é a ferramenta da qual comentamos no tópico anterior. É através do Stories que o seu seguidor vai adentrar ao universo do seu negócio.

Através dos stories você consegue aproximar ainda mais a sua revenda de gás do consumidor, afinal, o seu cliente conhecerá com mais facilidade os seus produtos e serviços, a empresa, e quem atua na empresa.

Destaque os momentos que realmente representam a sua revenda de gás e marca, como mudanças no ambiente de trabalho, novidades nos serviços, produtos ou estratégias de venda.

O Stories permite que você crie enquetes, use gifts e muitas outras funcionalidades para se aproximar dos seus seguidores.

8. Ferramentas para usar na gestão do Instagram

Postgrain: agende seu posts com hora e data marcada. A versão gratuita possibilita até 8 postagens mensais

Aviary: usado na edição de imagens. Contém filtros e stickers;

Wisp Social: analise quais as hashtags mais utilizadas, e quais usuários e horários possuem maior engajamento.

9. Analise os resultados

Além de publicar é preciso analisar e mensurar o está gerando engajamento ou não, afinal, quanto mais assertividade nas suas estratégias, mais retorno você terá.

Definir os seus objetivos nas redes sociais é a primeira coisa a se fazer para que sua análise seja bem-sucedida.

Quando sabemos aonde queremos chegar com cada campanha e ação, se torna mais fácil mensurar os resultados e avaliar seu progresso com o passar do tempo.

Pense bem no que você planeja conquistar e defina prazos para cada objetivo. Isso vai garantir que as métricas sejam realmente usadas para melhorar seu desempenho.

Quer mais seguidores? Quais ações você vai criar para conseguir atingir o objetivo? Quer que as pessoas entrem em contato através de um CTA (call to action)? Vai estruturar uma campanha promocional? Planejamento é a palavra!

10. Publique com sabedoria

Você já se deparou com alguns perfis que publicam apenas sobre o produto ou posts completamente iguais aos anteriores, sem algo que agregue realmente a vida do seguidor de alguma maneira? Os usuários costumam se chatear facilmente com essas empresas.

O importante é planejar com antecedência. Não há regras milagrosas para obter sucesso nas mídias, mas publicar com sabedoria e planejamento é fundamental para alcançar os seus objetivos.

As dicas acima foram apenas alguns insights para você alcançar com maior desenvoltura a atenção do seu público alvo nas redes sociais. Com o uso correto do Facebook e Instagram é possível aumentar engajamento orgânico, tráfego e, principalmente, conversão.

Esperamos que essas dicas tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo na sua revenda de gás. Mãos à obra!

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