04 dicas para melhorar a
gestão financeira da sua revenda de gás

por Marketing ControlGás 

O gerenciamento das finanças de uma empresa não contempla somente o cálculo de custos e receitas. Na medida em que o seu negócio cresce, a administração se torna mais complexa, aumentando ainda mais a necessidade de uma gestão eficiente e realizada da maneira correta. Todos os processos envolvidos na gestão financeira, sustentam o seu negócio e são responsáveis por viabilizar o bom andamento das outras áreas e situações, como investimentos, ampliações, períodos de crises e consequentemente aumentando as chances de crescimento e sucesso no mercado diante de qualquer obstáculo ou oportunidade.

Confira algumas dicas de gestão financeira para você administrar a sua revenda de gás de forma mais efetiva.

01 - Um bom planejamento estratégico

Para se ter uma boa execução nas tarefas do dia a dia é necessário realizar a elaboração de um planejamento, afinal, sem um bom planejamento, a execução de alguns processos se torna propícia a falhas. Antes de qualquer tomada de decisão, é preciso definir quais objetivos a empresa busca, e a partir disso, se tem uma visão mais macro de quais ações serão necessárias. Estabelecer prioridades e quais serão as métricas usadas para o acompanhamento dos resultados é fundamental. A definição desses indicadores, possibilita ao gestor, tomar decisões de forma mais assertiva no decorrer das ações. Além de deixar claro, quais recursos serão necessários para cumprir com estes objetivos, sejam eles financeiros ou ‘’humanos’’. O importante é fornecer o suporte necessário para que as áreas alcancem as metas definidas.
Para começar, agende previamente uma reunião mensal com toda a sua equipe e peça para que todos levem ‘’ideias’’ para serem discutidas, de ações que podem ser desenvolvidas em sua revenda, ou melhorias nos processos internos. A evolução é constante, basta dar o primeiro passo.

02 - Fluxo de caixa organizado

Na sua revenda de gás, o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa: que você recebe e o que você paga. Para que ocorra uma boa administração do fluxo de caixa, é necessário registros detalhados e sem erros. Seu principal objetivo, é analisar e apurar o saldo disponível para sempre exista um capital de giro. Tanto para gastos que não estavam no planejamento ou para eventuais investimentos. O que a torna uma ótima ferramenta para verificar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa.

 
O que registrar?
– Todos os recebimentos (vendas à vista, vendas a prazo, recebimento de duplicatas, entre outras modalidades).
-Todos os pagamentos (compras à vista, compras a prazo, pagamento de duplicatas, pagamento de despesas entre outros).
– Valores previstos (todas as previsões de pagamentos e recebimentos de acordo com as necessidades e afazeres da empresa).
Com o controle macro do fluxo de caixa é possível antecipar algumas decisões importantes, como a redução de despesas, a criação de promoções para movimentar o estoque parado, o planejamento de solicitação de empréstimos, uma negociação com fornecedores e outras medidas para que possíveis obstáculos financeiros consigam ser evitados.

03 - Controle a inadimplência

Uma coisa muito comum e que contribui diretamente na fidelização dos clientes é aquela ‘’notinha amiga’’, e convenhamos, ela é uma ferramenta poderosa no dia a dia. Por outro lado, ela é um dos grandes ‘’gargalos’’ na gestão financeira. A inadimplência resultante de clientes que não efetuam o pagamento na data acordada, quando não contida, é responsável por muitos erros no caixa de uma empresa. É essencial aderir a medidas emergenciais para combater a crescente dos débitos pendentes por parte dos clientes. Considere estratégias como, estabelecer algum desconto para quitação à vista, ou até mesmo um reparcelamento da dívida. Facilitando o pagamento dos valores em questão.
A longo prazo, fazer o uso da cobrança recorrente através de cartões de crédito ou boletos bancários. Que tal?

04 - Utilize um sistema de gestão!

Um sistema de gestão traz uma série de benefícios para a gestão administrativa de uma revenda de gás. Além do aumento na produtividade da equipe com a agilidade na execução dos processos, a equipe terá menos retrabalho, e com isso, menos erros.
Uma gestão administrativa efetiva promove a fidelização de seus clientes, além de auxiliar na prospecção de novos.

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